quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bronzeamento ou câncer?

POR QUE A PELE FICA BRONZEADA?
Qual o mistério?

Pele bronzeada costuma estar associada, para alguma pessoas,  à ideia de saúde, bem estar e beleza. Mas nem sempre foi assim. Antigamente, ter pele bronzeada era sinal de quem trabalhava na lavoura, e não tinha recursos para pagar empregados.


Motivos sociais à parte, ficar exposto ao sol torna a pele bronzeada, avermelhada ou escurecida porque células epiteliais são provocadas a liberar o pigmento da pele, a melanina. Este pigmento, produzido por células chamada melanócitos, também está presente nos olhos e nos cabelos e tem a função de dar cor e proteção contra os raios ultravioletas do sol. O excesso de melanina, causado pela exposição ao sol, ou seja pela exposição as radiações ultravioletas do sol, é que causa o escurecimento da pele.
Pessoas de pele escura,  devido à constituição genética, possuem  maior quantidade de melanina e adquirem o bronzeado mais  rapidamente do que as que possuem de pele mais clara.

Podemos entender a radiação ultravioleta como sendo a radiação eletromagnética emitida pelo sol que tem comprimento de onda menor que a radiação da luz visível e  maior que a dos raios X. A radiação ultravioleta pode ser dividida quanto à frequência do comprimento de onda em A ou UVA, e este tipo de radiação não é absorvido pela atmosfera. Já a radiação ultravioleta B ou  UVB, esta sim é absorvida pela camada de ozônio e é a que possui  maior energia e por isso é causadora de câncer de pele. A radiação ultravioleta C ou UVC , por sua vez, é totalmente absorvida pela atmosfera terrestre.

Observa-se que, devido à diminuição da camada de ozônio, a radiação UVB tem chegado com grande intensidade na Terra causando prejuízos à saúde e ao ambiente.

O câncer de pele é um tumor que surge pelo crescimento desordenado e anormal  de células da  epiderme causado  principalmente pelo excesso de exposição da pele aos raios ultravioletas do sol. Este tumor pode ser benigno, geralmente não se espalha para outras partes do corpo sendo tratado facilmente,  ou maligno, chamado melanoma, muito perigoso, pois tem capacidade de realizar metástase atingindo outras partes do corpo. 



Apesar do perigo, a exposição do corpo ao sol se faz necessária principalmente para que a vitamina D realize sua função que é a de possibilitar o aproveitamento do cálcio no organismo para que ossos e dentes se desenvolvam normalmente. A vitamina D só começa sua ação a partir da exposição ao sol e ingestão de alguns alimentos como o óleo de fígado de bacalhau.
É importante observar os períodos do dia em que os raios ultravioletas do sol não são prejudiciais, assim, o melhor horário para aproveitar os benefícios desta radiação se encontra pela manhã até as 10 horas e após as 16 horas. O período entre 10 e 16 horas é perigoso.

Cuidados como usar chapéu com aba e óculos escuros são adequados para evitar prejuízos a visão. O uso de bloqueadores solares é a melhor opção para quem necessita ou deseja se expor ao sol nos períodos de maior incidência dos raios ultravioletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário